Carteira de Motorista Internacional: Como tirar?

Se você está pensando ou precisando fazer uma viagem internacional, e nessa viagem você vai precisar dirigir, lembre-se que você terá que ter uma autorização especial para isso.

Em alguns países do mundo, é permitido ao turista dirigir com sua carteira do país de origem anexada ao passaporte. Mas se caso esse motorista turista se envolva em algum tipo de acidente ele terá muito mais problemas se a sua carteira de motorista não for legível aos guardas de transito daquele país.

Como funciona a CNH gratuita?

Uma das primeiras coisas que este motorista terá que fazer é tratar de ter uma tradução juramentada, tudo certinho. Então com isso deduzimos que as autoridades legais desse país na libera esse motorista tão cedo.

Então como tirar a carteira de motorista internacional e evitar esse tipo de dor de cabeça? Para tirar a PID Permissão Internacional para Dirigir você vai precisar ter esses documentos em mãos:

Cópia da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), dentro do prazo de validade.
Cópia da Carteira de Identidade (RG)
2 fotos 3 x 4
Cópia da comprovação de endereço residencial no Brasil
Informar, quando for solicitar a emissão da PID: telefone para contato e país(es) para onde pretende viajar.
A PID é emitida para a condução de qualquer tipo de veículo, inclusive motocicletas (caso o portador seja habilitado para isso).
O prazo de emissão da PID varia de 1 a 5 dias, dependendo do local onde for solicitado.
A validade da Habilitação Internacional é de 1 ano, porém se a Carteira Nacional de Habilitação tiver validade restante inferior a 1 ano, a Habilitação Internacional terá o mesmo prazo de validade da Nacional.
A PID não é renovável. Ao vencer, deve ser tirada uma nova.

Como emitir a cnh nacional:

Para a emissão da Cnh Nacional, o primeiro passo é verificar a documentação necessária para a emissão, é necessário fazer algumas aulas de auto escola, logo, para estar enquadrado nas exigências, e logo depois realizar o procedimento do Detran.

É Importante efetivar as aulas de auto escola e fazer o cadastro no site do detran. Caso queira realizar o procedimento de forma gratuita, poderá participar da inscrição da Cnh social 2018, sendo assim nesse caso para realizar a sua inscrição, terá que atender alguns pré requisitos básicos, entre eles, ter como renda menos de 02 sal´rios mínimos.

Como emitir a cnh Internacional:

No site do DETRAN do Rio de Janeiro http://www.detran.rj.gov.br diz que a carteira de motorista internacional no RJ é emitida 24 horas depois do motorista entregar a documentação exigida para a realização do serviço.

Você deve entrar no site do DETRAN do seu Estado e ver quanto que é a taxa de solicitação da PID, no RJ, por exemplo, a taxa é de R$ 96,22. Já no DETRAN de Minas Gerais http://www.detrannet.mg.gov.br a taxa é de R$ 114,13.