Consórcio: saiba como fugir de fraudes e golpes

O consórcio é uma das principais formas de comprar bens através de parcelamentos. Com ele é possível obter aquele automóvel, imóvel ou qualquer outra posse que você tanto deseja.

Apesar da contratação do consórcio ser uma excelente opção para você obter o bem que tanto almeja, nem sempre as administradoras são confiáveis, e por isso é necessário fazer uma ampla pesquisa antes de fechar contrato com qualquer empresa.

Você deseja saber como é possível fugir de fraudes e golpes em consórcios? Confira o nosso post, pois daremos várias informações acerca desse assunto.

O que é consórcio?

Consórcio é uma forma de comprar bens de alto valor, e funciona da seguinte forma: a administradora forma um grupo de pessoas interessadas em comprar determinado bem, e esses consumidores vão pagando mensalmente o valor indicado pelo contrato.

Para que o usuário ganhe a carta de crédito, ele precisa ser contemplado nos sorteios ou realizar lances no leilão.

No Brasil, os consórcios são levados à sério, afinal todas as operações são reguladas pelo Banco Central. Mas, assim como em qualquer setor, podem ocorrer fraudes e golpes também no ramo de consórcio. Por isso é necessário ter bastante cuidado.

Afinal, como fugir de fraudes e golpes em consórcio?

Para fugir de fraudes e golpes em consórcios é necessário seguir algumas dicas, como:

  • Leia atentamente o contrato;
  • Peça o comprovante de pagamento das parcelas do consórcio;
  • Desconfie de anúncios que proporcionam benefícios demais;
  • Verifique se a administradora é autorizada pelo Banco Central.

Se mesmo seguindo essas dicas, você participar de algum problema de fraude e golpe, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor, e em casos mais graves vá em busca da Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio para obter todos os seus direitos. Assim é possível não ter maiores problemas futuros.