É possível fazer duas faculdades ao mesmo tempo?

Decidir qual carreira seguir é uma das decisões mais importantes que podemos tomar ao longo de nossas vidas. Mesmo com a possibilidade de mudança, escolher qual caminho seguir no seu futuro tem um peso, e muitas vezes a dúvida nos cerca. Escolher a área de atuação, a carreira, qual caminho seguir, são fatores de peso e que podem nos confundir.

Algumas pessoas acabam conseguindo conciliar duas profissões diferentes, as unindo em uma só. Isso requer a habilidade e conseguir escolher áreas que dialogam e tenham a possibilidade do trabalho em conjunto. Quando isso acontece, vem a possibilidade de fazer dois cursos de graduação ao mesmo tempo, poupando tempo e unindo duas áreas de interesse. Mas será que isso é possível?

É possível fazer duas faculdades ao mesmo tempo?

É possível fazer duas faculdades ao mesmo tempo, embora a escolha resulte em cansaço físico e mental. Quando você encontra uma área em comum em dois cursos de seu interesse e opta por fazer os dois de maneira simultânea tem que estar ciente da dedicação que deverá oferecer para ambos os cursos.

Um único curso de graduação requer dedicação, tempo, esforço físico e mental. Estudar é algo cansativo e com retorno de médio a longo prazo. Multiplicar todo o trabalho por dois é saber como será fazer dois cursos de graduação simultâneos. É estudar dois turnos presenciais em aulas e o restante do tempo, estudar mais. São provas, trabalhos, aulas… tudo multiplicado.

Mas, embora cansativo, é possível fazer duas faculdades ao mesmo tempo, e algumas pessoas se aventuram nesse campo. O importante é escolher áreas que conversem entre si, e que seja possível encontrar algo em comum para utilizar as duas em sua profissão. Assim você aproveitará o que absorveu e aprendeu nos dois cursos e será capaz de trilhar seu próprio caminho entre duas áreas diferentes.

Como fazer duas faculdades ao mesmo tempo

Caso você esteja querendo fazer duas graduações ao mesmo tempo, esteja preparado para a dedicação e os estudos. Quando essa opção surge, não é possível que ambos os cursos sejam em instituições federais, portanto um dos dois terá que ser realizado em uma instituição privada. Mas mesmo já cursando um curso em uma universidade federal (ou estadual) é possível conseguir bolsa de estudo para o outro curso, o da faculdade particular.

O aluno interessado, deverá então se candidatar a uma vaga do curso na universidade pública e, no outro turno, realizar o estudo na faculdade particular, conciliando assim os dois cursos, em horários e locais diferentes. Caso queira, e seja possível, ele pode se candidatar a alguma opção existente para bolsa de estudos na faculdade, como o FIES, PROUNI ou outro exame de bolsas que a instituição ou o governo ofereçam.

Caso um dos cursos tenha carga horária integral, o fato pode não ser possível, uma vez que a dedicação a um dos cursos deverá ser integral. É possível também realizar uma das duas graduações à distância, através de cursos à distância. Em todo caso é importante o aluno escolher áreas que podem se convergir em algum ponto, para unir suas duas profissões em uma só.