Empréstimo Consignado: Empréstimo consignado é a melhor solução de empréstimo?

Para quem já precisou de um dinheiro extra, já deve ter ouvido falar do empréstimo consignado e do empréstimo pessoal.

Mas, você sabe dizer se o empréstimo consignado é melhor que o pessoal?  Confira abaixo o que cada um tem a oferecer e suas vantagens e desvantagens.

Como funciona o empréstimo consignado

O empréstimo consignado apesar de possui diversas vantagens, possui algumas restrições, já que somente pessoas com carteira assinada, funcionários públicos, aposentado ou pensionista do INSS podem solicitar esse tipo de empréstimo.

Mas quando aprovado, o empréstimo consignado pela instituição financeira, você pode utilizar o dinheiro como desejar.

Uma das principais diferenças entre o empréstimo consignado e o pessoal está no pagamento das parcelas.

No consignado, as parcelas são descontadas diretamente do seu salário ou aposentadoria antes do dinheiro cair, ou seja, o pagamento é obrigatório todo mês, mesmo que você tenha um imprevisto.

Outra está nos juros, uma vez que a instituição financeira tem mais segurança com relação ao pagamento das parcelas, os juros do empréstimo consignado costumam ser menores do que os do empréstimo pessoal.

Qual é melhor: pessoal ou consignado?

Se você conseguir pedir um empréstimo consignado, é sempre indicado dar preferência por esse crédito.

No empréstimo consignado os juros são menores e você economizará mais no final, só para exemplificar, a taxa média de juros dos principais bancos para empréstimo pessoal é de 4,90% ao mês, contra 1,77% do empréstimo consignado.

Com essa diferença você pagará R$ 2.275,32 só em juros em um empréstimo pessoal de R$ 10 mil, quando comparado a um empréstimo consignado do INSS, informações para pagamento em 12 meses, e informações do Banco Central.

Assim, para quem possui a oportunidade de pedir um empréstimo consignado, não resta dúvida, essa é sim uma melhor opção.