Porque o código do banco é importante?

Se toda pessoa possui um número de Registro Geral, o famoso RG, porque então um banco não poderia ter também? Essa é uma pergunta muito útil quando pensamos no motivo de cada instituição bancária ter um código banco diferente.

Código banco e sua importância

O Banco Central cuida para que cada instituição bancária tenha um número de identificação, assim como cada pessoa possui seu RG. Essa identificação é o código do banco, e serve para que a cada transação que for feita, a compensação bancária passe pelo seu sistema de transferência e reserva.

Esse processo conta com uma rede de relacionamentos e funcionalidades para que o dinheiro que você transferiu chegue ao banco de destino correto.

Tipos de código banco

Existem dois tipos de códigos que você pode informar na hora de realizar a transação, mas o mais comum é o COMPE.

Código banco COMPE
O Sistema de Compensação de Cheques e Outros Papéis (COMPE) é solicitado para realizar uma transação bancária, seja ela TED, DOC ou depósito.
Seu código banco é registrado em apenas 3 dígitos, que identifica cada um dos bancos existentes no Brasil. 

Código banco ISPB


O Identificador de Sistema de Pagamentos Brasileiro (ISPB) tem exatamente a mesma função que o código COMPE, porém, esse é registrado em 8 dígitos, e não 3.
Vale lembrar, que o ISPB passou a ser raramente utilizado nos dias atuais, sendo necessário apenas quando a instituição bancária não tem o código COMPE.


Importância do código banco

Você sabe a Importância de conferir o código banco? Como a lista de banco existentes no Brasil é enorme, não fica difícil esquecer ou confundir um código banco com outro. Por isso, é importante sempre conferir os dados antes de realizar a transação bancária.

Além do código do banco, a pessoa também deverá informar outras informações pessoais, como o nome do beneficiário da conta, o CPF ou CNPJ e a conta e agência de quem receberá o dinheiro. 

Qualquer erro no código pode gerar uma dor de cabeça para o dono da transferência, como por exemplo você explicar para o destinatário o por que de o dinheiro não ter chego até ele na data combinada.

O que acontece é que quando você insere o código banco errado, o Banco Central não encontra o relacionamento do banco selecionado com os dados do destinatário. Com essa informação, o dinheiro é transferido de volta para a conta do remetente.